top of page

Cisgenia

Atualizado: 3 de jul. de 2022

Entre as TIMP temos a “Edição Gênica por Cisgenia” que pode ser definida como a transferência de material genético entre espécies sexualmente compatíveis. Neste processo, apenas “cisgenes” são transferidos, ou seja tanto o doador como o receptor são de espécies sexualmente compatíveis. O(s) gene(s) que é(são) transferido(s) é(são) “quase iguai(s)” ao(s) gene(s) presente(s) na estirpe a ser modificada; no entanto, apresentam pequenas modificações naturais (encontradas na natureza) que são responsáveis por uma determinadas característica industrialmente relevante.


Este tipo de procedimento apresenta vantagens que devem ser consideradas:


  • Previsibilidade do melhoramento ➡️ uso da cepa industrial original como referência;

  • Compatibilidade do melhoramento ➡️ os novos genes são derivados de cepas naturais ou industriais;

  • Minimização de efeitos colaterais ➡️ por exemplo adaptação ao processo;

  • Permite o patenteamento do uso dos alelos gênicos superiores nas cepas industriais ➡️ proteção quanto ao uso, sendo consideradas como cepas de organismos não-geneticamente-modificados (não-OGM).


Obviamente, podemos perguntar onde podemos encontrar estes “novos genes”? A resposta para isto é: na extensa biodiversidade das leveduras! Existem milhares de estirpes de leveduras já disponíveis e o isolamento e seleção de novas estirpes não é problema. Nestas leveduras “selvagens” encontramos uma ampla variedade de propriedades industrialmente interessantes, como por exemplo: maior produção de substâncias aromatizantes; termo-resistência, alta produção de etanol; maior resistência e etanol; sem/pouca floculação; baixa ou nenhuma produção de glicerol; sem/pouca produção de espuma; maior resistência a tratamento ácido; entre outras.

Entretanto, o maior obstáculo que se coloca é que a maior parte das características industriais desejáveis tem caráter poligênico e sua identificação por mapeamento individual do genoma é muito difícil. Assim, a Cerlev faz uso de metodologias que permitem a identificação de todos os genes envolvidos ao mesmo tempo, permitindo a utilização de técnicas de edição gênica e assim obtendo Leveduras Cisgênicas.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page