A Empresa
A Cerlev foi criada em 2006, a partir de demandas de diversas empresas produtoras de cachaça que buscavam aperfeiçoar a qualidade de seus produtos, notadamente através da introdução de um processo fermentativo no qual devem ser usadas cepas de leveduras selecionadas e caracterizadas bioquímica e molecularmente. Desde então, a empresa vem atendendo produtores dos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Maranhão, incluindo-se empesas de grande porte. A partir de 2010 a empresa passou a realizar projetos em parceria com cervejarias, analisando o potencial de aplicação de diferentes cepas de leveduras na produção desta bebida. Em 2016, começou a realizar projetos de desenvolvimento tecnológico com o setor sucro-alcooleiro, inicialmente em parceria com o SIAMIG – Sindicato de Indústrias de Fabricação de Álcool do Estado de Minas Gerais; notadamente, aqueles envolvendo a identificação de cepas com maior potencial fermentativo. Desde 2020, a empresa expandiu suas atividades para outros estados atendendo indústrias sucroenergéticas de São Paulo, Bahia e outros.
A Cerlev está instalada na Rua Amaro Lanari, 59 A – Bairro Saramenha, Ouro Preto, Minas Gerais dispondo de laboratório próprio onde são realizadas todas as operações básicas de isolamento e seleção de leveduras com características apropriadas à produção de bebidas e bioetanol. A CERLEV desenvolve trabalhos de desenvolvimento científico e tecnológico com instituições públicas e privadas, particularmente com o Laboratório de Biologia Celular e Molecular (LBCM) da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Equipe de trabalho
Regiane Espírito Santo
Diretora Administrativa
Dr. Rogelio Lopes Brandão
Sócio
Drª Margarete Alice Fontes Saraiva
Especialista em Biologia Molecular
Especialista em Bioquímica de Microrganismos
Colaboradores
Bianca Christina Mol
Graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Drª Patrícia Gonçalves Prates
Especialista em Biologia Molecular
Drª Tássia Tatiane Pontes Pereira
Especialista em Genética
Nossos Serviços
Desde a sua criação, a Cerlev presta a seus clientes os seguintes serviços
-
Desenvolvimento do processo fermentativo na produção de bebidas e biocombustíveis, com a utilização de leveduras selecionadas a partir do próprio ambiente produtivo;
-
Acompanhamento do processo fermentativo com utilização de técnica de fermentação assistida e controle de infecções
-
Supervisão da produção com a introdução de boas práticas de fermentação e caracterização molecular das leveduras e possíveis bactérias e/ou fungos contaminantes;
-
Exploração das potencialidades de aplicação de leveduras isoladas de diferentes origens em outros setores industriais, como por exemplo na produção de outras bebidas e de biocombustíveis;
-
Identificações de novos genes e/ou alelos de leveduras responsáveis por características de interesse biotecnológico;
-
Construção de leveduras cisgênicas com a introdução de marcadores moleculares em estirpes de leveduras industriais para permitir rastreabilidade e/ou aquisição de propriedades de interesse industrial.
Soluções
De forma original, a CERLEV tem desenvolvido metodologias próprias para isolar e caracterizar leveduras localmente existentes para possibilitar a obtenção de produtos de maior qualidade físico-química e sensorial (no caso de bebidas) ou melhor desempenho no processo fermentativo com aumento de produtividade (bioetanol). Por outro lado, detemos a tecnologia de identificação de novos genes e/ou alelos responsáveis por características desejáveis em leveduras usadas industrialmente, envolvendo análise de QTLs e reciprocidade hemizigótica. Com isto, somos capazes de editar geneticamente uma determinada estirpe para que esta possa apresentar alguma propriedade de interesse inexistente na estirpe original.
Portanto, nossas soluções passam pelo uso de metodologias (Isolamento e seleção de leveduras) e tecnologias avançadas (análise de QTLs; análise de reciprocidade hemizigótica; edição gênica/CRISPR-Cas9) que geram como propostas de valor a melhoria da qualidade dos produtos fermentativos e/ou aumento da produtividade, com eventual eliminação de problemas operacionais.